Alguns a denominam de independência financeira, para mim, Liberdade Financeira é o termo que melhor define esta filosofia. Não há liberdade maior do que fazer o que quer, a hora que você quiser. Ela lhe compra tempo para viver ao lado de quem você ama. Se você almeja ou está em busca da sua, aqui vão alguns passos para alcançar sua liberdade financeira:
1º Passo: Eduque-se financeiramente primeiro.
Busque conhecimento através da educação financeira, seja vídeos, podcasts ou livros. Há uma enorme gama de materiais disponíveis na internet, e o melhor, muitos de graça. Diversos consultores financeiros estão disponíveis no Youtube com dicas e vídeos gratuitos sobre educação financeira.
Dentre os profissionais de finanças podemos citar a Nath (para os íntimos) Nathalia Arcuri, fundadora do maior canal de finanças do mundo o Me Poupe, e o Thiago Nigro, que já foi um simples barman, e hoje é fundador do Grupo e Canal PrimoRico, provando que qualquer mortal pode alcançar a liberdade financeira. Existem também os podcasts como o Clube do Livro nos quais é possível ter acesso a audiobooks ou a análises de livros financeiros inteiros.
Todavia, educar-se financeiramente não é apenas buscar conhecimento teórico sobre o assunto, exige também colocar a mão na massa para alcançá-la. Mas, você a atinge no momento em que você consegue gastar menos do que ganha. Se você puder guardar consigo apenas uma coisa desta leitura, que seja este conceito: gaste menos do que ganha. Assim você já estará educado financeiramente.
2º Passo: “Pague-se primeiro”.
O segundo passo, é justamente extraído de um dos melhores livros de finança do mundo: O Homem mais rico da Babilônia do autor George S Clason.
Este conceito simples e objetivo é explicado no livro já citado e que pode revolucionar a sua vida financeira. No livro o autor não está pregando um anarquismo financeiro ou calote a credores, mas explica de forma didática que você deve se pagar primeiro reservando 10% (no mínimo) do que ganha para você. Ele defende sua ideia com o seguinte argumento: quem você acha que seria um credor mais exigente? Você ou uma terceira pessoa? Claro que se você, teoricamente, estiver devendo a você mesmo, irá protelar, procrastinar e se convencer de que quando sobrar dinheiro você vai poupar. Ledo engano! Contudo, caso você esteja devendo a uma outra pessoa que não terá a mesma paciência que você tem, você fará de tudo o possível para quitar tal dívida. Isso justifica a ideia do pague-se primeiro.
3º passo : Faça seu dinheiro trabalhar por você.
Se você já está educado financeiramente gastando menos do que ganha e já consegue se pagar primeiro, agora é hora de fazer o seu dinheiro trabalhar por você. O filósofo inglês Francis Bacon tem uma das melhores definições que conheço para o dinheiro: “ Dinheiro, é um bom servo, mas um péssimo senhor”. Seja você o mestre do seu dinheiro. Ele não precisa dormir nem descansar. Trabalhará dia e noite para você. Para isso existem inúmeros investimentos para todo perfil de investidor conservador, moderado ou arrojado.
Um dos investimentos mais seguros que temos é o Tesouro Direto que nada mais é do que um programa da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil por meio do qual você pode emprestar dinheiro para o Governo Brasileiro a partir de R$ 30,00 reais. Assim também, outro investimento de renda fixa são os CDBs emitidos por diversos bancos que chegam a pagar até 3 vezes mais que a poupança. Para investidores mais arriscados têm os Fundos imobiliários e ações na Bolsa de Valores onde para começar é preciso apenas abrir uma conta facilmente em uma corretora digital e transferir um valor. É possível comprar ações e começar a investir com apenas R$ 1,00 real.
4º Passo: Reinvista seus ganhos.
Este é o famoso efeito “bola de neve”. Uma das maiores investidoras do Brasil, a Jovem Louise Barsi, filha de Luiz Barsi, prega que “Para ver a bola de neve, primeiro precisa deixar nevar e isso exige disciplina e paciência”. Assim, se você deseja atingir sua liberdade financeira no futuro, você não pode “matar a galinha que põe os ovos de ouro” é preciso reinvestir os seus ganhos para que no futuro você tenha a sua renda passiva. Então, seja em renda fixa ou variável, reinvista seus ganhos para aumentar sua bola de neve e lá no futuro você possa usufruir de seus ganhos e viver de dividendos.
5º Passo: Viva um degrau abaixo do que você pode.
Em regra as pessoas gostam de ostentar carros, casas, roupas, viagens e restaurantes caros para se sentirem bem ou para nutrir o seu sentimento de pertencimento a um grupo. Isto chama-se antecipação de sonhos e não há juros mais caros na vida do que os juros de sonhos antecipados. Não há nada de errado em possuir ou consumir esses itens, desde que você não precise sacrificar sua vida e seu tempo para mantê-los.
Por fim, a verdadeira felicidade está em podermos aproveitar o tempo que temos com as pessoas que amamos, pense bem se vale a pena sacrificar a sua vida trabalhando para manter um padrão de vida mais alto. Para encerrar, deixo a seguinte reflexão que já vi ser atribuída desde ao filme Clube da Luta até ao ator Will Smith: “As pessoas gastam o dinheiro que não têm, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam…” Seguir esses passos não é garantia de que você ficará rico, contudo, lhe trará uma qualidade de vida e lhe livrará da “Corrida dos Ratos”.
Escrito por: Igor Sodré. Bacharel em Administração. Bacharelando em Direito, Pós-graduado em Direito Penal e Previdenciário, e Servidor Público.
Veja também: Politica de privacidade